quinta-feira, 16 de julho de 2009

EN Matemática 2009 – 2ª Fase. Disparidade(s)!

Uma das coisas que sempre me incomodou foi a falta de coerência. Por isso não entendo como pode, no mesmo ano lectivo e no espaço inferior a um mês, o grau de dificuldade variar tanto da prova da 1ª Fase para a 2ª.


A SPM diz que o grau de dificuldade do exame de Matemática A da 2ª fase “é mais apropriado à exigência que deveria existir neste grau de escolaridade”. Concordo!
O que não aceito é a falta de coerência, em termos de grau de dificuldade, entre as duas provas.


Prevejo descida da média.
Vai confirmar-se que, afinal, esta coisa do sucesso ou do insucesso depende apenas de uma variável: o grau de dificuldade dos exames!

Duas notas sobre a prova:


Na prova da 1ª Fase (Item 5.1.), bastava referir a continuidade da função no intervalo fechado (ou no domínio) para se obterem os 3 pontos da etapa.
Na prova da 2ª Fase (Item 6.1.), referir que se trata de uma diferença (ou de um quociente) de funções contínuas não chega para se terem os mesmos 3 pontos.
Não entendo!


Relativamente ao Item 3., acho que poucos alunos se lembraram da propriedade referida nos critérios de correcção, mas posso estar enganado.


Prefiro abordar a questão como a SPM, embora procedendo de outra maneira (equivalente) a dada altura da resolução (continuando a demonstração a partir do *):


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