domingo, 12 de julho de 2009

Ideias para recuperar a Escola Pública – Introdução

Começo hoje a publicação de alguns “posts” em que passo a escrito reflexões individuais que, acredito, podem ajudar a devolver à Escola Pública a dignidade que merece e se exige.

Algumas destas ideias traduzem uma linha de pensamento que fui expressando em publicações que realizei no CartasAoPortador (blog que parece estar a fazer uma espécie de período sabático). Num dos “posts” sobre este tema que lá coloquei – “Machadada Final?” – anunciei o “bater no fundo” da Escola Pública. Estávamos no pleno esplendor do “socratismo”, em que o autismo e a arrogância se sobrepunham a tudo e a todos e o sucesso a qualquer custo ditava a sua lei!

Felizmente, o tempo destes protagonistas está a acabar. Infelizmente, os efeitos das suas acções fazem-se, dolorosamente, sentir no presente e prometem levar muito tempo a minimizar-se.

É por isto que este é o tempo certo para reflectir sobre a Escola Pública. Faço-o na (verde) esperança de que quem aí venha se preocupe menos com politiquice e mais com a educação das crianças e jovens portugueses!

Sem comentários: