terça-feira, 21 de junho de 2011

Comentário à prova de MACS (835) 2011, 1ª fase

Item 3.2.

Consultando os critérios específicos de classificação constata-se que metade da cotação do item (10 pontos) é atribuída às "referências" à variabilidade e à simetria. Parece-me que, ao pretender-se valorizar tanto esta parte interpretativa da questão, duas observações são pertinentes:
1ª) No caso da interpretação da variabilidade, o enunciado deveria ser mais preciso quanto ao que se pretendia como resposta (o termo "referir" é demasiado redutor). Esperemos que sejam dadas indicações mais precisas aos classificadores quanto às diversas interpretações que possam ser aceites.
2ª) Relativamente à simetria, bastará responder que a distribuição é assimétrica? Se sim, a cotação desta etapa está, claramente, sobrevalorizada.

Item 3.3.

Este item custa um bocado a entender.
Depois de observar os critérios específicos de classificação, particularmente no 2º processo, quase que  somos levados a crer que o objectivo era repetir cálculos (agora para os números anteriores acrescentados de uma unidade) efectuados nos dois itens anteriores.
Muitos professores apresentam (e alguns deles demonstram) as propriedades para a média e mediana subjacentes a esta questão. Se o examinando invocar tais propriedades a resposta a esta questão dá-se numa linha: "Caso o aumento previsto de 1 livro lido por aluno nas férias de Verão se venha a concretizar, tanto a média como a mediana irão aumentar 1 unidade" (como apresenta a APM na resolução proposta). Está aqui a explicação pedida no enunciado do item. Uma explicação que, segundo os critérios vale 5 pontos, mas que, invocando as propriedades referidas, chega e sobra como resposta ao item.
Com um tema tão vasto como é a Estatística, não se percebe a insistência nos mesmos conceitos em itens distintos.

Item 5.1.

O que há a salientar aqui é a inconsistência com os critérios de correcção de provas de anos anteriores. Na prova de 2009 da 2ª fase a não referência ao facto do grafo ser conexo implicava que 5 pontos da cotação do item não eram atribuídos. Nesta prova de 2011 essa referência tornou-se desnecessária.

Sem comentários: