quinta-feira, 21 de junho de 2012

Comentário ao exame nacional do 3º Ciclo de Matemática (92) - 2012 - 1ª Chamada

A primeira observação a fazer a esta prova relaciona-se com o desfazer de uma dúvida que pairou na mente de muita gente desde o passado dia 10 de Maio: "Será que o exame vai ser no género do teste intermédio?"
A resposta é clara: não foi!
Os itens do exame enquadram-se na tipologia dos que saíram nas provas de exame deste nível de ensino nos últimos anos.
Ao contrário do teste intermédio, em que a maioria dos itens se focalizava no raciocínio matemático e na resolução de problemas, as questões desta prova solicitaram de forma directa a aplicação dos conteúdos, métodos e procedimentos matemáticos.
A prova não tem itens "ridiculamente" fáceis, mas tem muitas questões de resposta óbvia e directa para quem estudou minimamente a matéria. Refiro neste particular os itens 7.1, 7.2, 10, 12.2 e 13.3 que, em termos de cotação, somam 24 pontos, cerca de 25% da classificação total da prova.
Se acrescentarmos a estes itens um conjunto alargado de outros em que era claro o procedimento solicitado, concluímos que a prova tem uma base ampla para um aluno de nível médio conseguir uma nota razoável.
Ao contrário do que aconteceu no teste intermédio, não existem dúvidas de que os temas solicitados estão, claramente, dentro dos programas que vigoraram na disciplina de Matemática do 3º Ciclo, quer no antigo, quer no novo. 
Se pretendermos analisar o assunto em termos de facilidade ou dificuldade, a conclusão é simples:
Comparada com o teste intermédio, a prova é muito fácil.
Comparada com as provas dos anos anteriores, a prova é, ligeiramente, menos fácil.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda que concorde com a sua análise, fico preocupado com as nossas vistas curtas, já que a SPM apenas entende significativo referir: "Constatou-se, após a divulgação pelo GAVE dos resultados do teste intermédio aplicado no passado mês de maio, que apenas 11,43% dos alunos portugueses que frequentam o 9.º ano de escolaridade conseguem efetuar corretamente um procedimento totalmente elementar envolvendo a definição de potência de expoente negativo. A Sociedade Portuguesa de Matemática espera que esta situação tenha sido entretanto corrigida e que os alunos agora avaliados obtenham resultados bem superiores no item 5."

http://www.spm.pt/files/outros/parecer_exame9ano_1fase.pdf

AMMA

Anónimo disse...

Este exame comparado com o intermedio foi facilimo, tive 5 embora contasse apenas com o 4.
As respostas eram facilimas e obvias.