quarta-feira, 20 de junho de 2012

Comentário à prova de exame nacional de MACS (835) - 2012 - 1ª Fase


A tipologia e o grau de dificuldade dos itens desta prova estão dentro do que tem acontecido nas provas de exames nacionais de MACS dos últimos anos. Talvez os itens 4.3 e 4.4 tenham um grau de dificuldade ligeiramente superior.
Os conteúdos solicitados na prova estão no âmbito dos temas abordados por esta disciplina ao longo dos dois anos de escolaridade da sua vigência.
De um modo geral, os itens exigem atenção na leitura dos (longos) enunciados e obrigam a algum trabalho de cálculo simples. Tal como tem sido hábito, para resolver alguns itens (1.1, 1.2 e 2., por exemplo), não é necessário estar por dentro de nenhuma matéria em especial. Basta seguir e cumprir as instruções do enunciado.
Um bom manuseamento da calculadora é fundamental nos itens da questão 3. e ajuda bastante no item 4.2.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não quero ser mauzinho, mas sempre digo que este exame não merece nenhum louvor.
Questão 1.1 - simples.
Questão 1.2 - simples, com formulação extensa quanto baste e com o seu quinto ponto explanado de forma muito atabalhoada.
Questão 2 - simples.
Questão 3.1 simples (mero recurso à calculadora).
Questão 3.2 - talvez não fosse má idéia ter sugerido que o modelo em causa é logístico...
Questão 3.3 - a fazer fé nos critérios de correcção trata-se de uma questão que nunca poderá ser pontuada com a cotação máxima (há-de faltar sempre qualquer coisinha...).
Questão 4.1 - Mal formulada (em momento algum se diz que a Maria sabe calcular correctamente a média, pelo que o seu engano se pode dever a um factor diferente daquele que é sugerido no enunciado do exercício).
Questão 4.2 - simples, se bem que, se o objectivo é dizer o que se encontra nos critérios de correcção, então mais valia não ter pedido qualquer comentário.
Questão 4.3 - excesso de informação no enunciado do exercício. Na realidade, a primeira frase "A classificação média dos alunos da escola B (...) é cerca de duas vezes superior à classificação média dos alunos da escola A (...)" chegava para distinguir as três opções em causa. É pouco provável que se aceite que 10 "é cerca" de duas vezes superior a 8 ou que 16 "é cerca" de duas vezes superior a 10.
Questão 4.4 - da consulta dos manuais de MACS apenas encontro em dois deles a referência ao cálculo da dimensão de uma amostra, apresentando mesmo uma fórmula para a sua determinação. Espantam-me os critérios de correcção apresentados para esta questão. Não estamos a tratar de alunos de Matemática A, aos quais pode e deve ser exigido o estabelecimento e a resolução de equações irracionais.
Questão 5.1 - simples mas trabalhosa. Trata-se, basicamente, de um jogo, no qual todas as peças precisam de encaixar. Regra de 3 simples sobre regra de 3 simples...
Questão 5.2 - A questão mais estranha de todas (se atentarmos aos critérios de correcção). Na realidade trata-se tão somente de, recorrendo à distribuição normal com a calculadora, introduzir os 4 valores dados e ver o resultado final. Estranho, portanto, os critérios de correcção apresentados...
Em suma:
um exame com um grau de dificuldade médio, com algumas questões enunciadas de forma confusa (uma delas mal enunciada), outras com informação excedentária, outras ainda que me parecem reveladoras de que os seus autores não são professores da disciplina no activo.

monstrocapitalista disse...

gostava de deixar aqui uma questão. Na 3.1, 3.2 e 3.3 não consegui chegar ao resultado colocado na sugestão de correção de forma alguma. Na 3.1. o resultado final, usando a formula é totalmente diferente do apresentado. Na 3.2 e 3.3 não consegui sequer utilizar a máquina pois não me permite colocar o expoente negativo.

As minhas duvidas são: na primeira formula (3.1) o expoente "0,15t" é 0,15*t?
A outra é se é possivel calcular um expoente negativo numa calculadora cinetifica ou segundo as regras matemáticas? Será que aquilo é mesmo um "e^-3t"?