terça-feira, 11 de setembro de 2012

A intervenção de Gaspar

Temos, a todo o custo, de ficar mais pobres.
É este, em síntese, o resultado da aplicação do memorando da troika. Ele terá sucesso se ficarmos no nosso devido lugar de empobrecimento.
Já aqui o afirmei por diversas vezes, mesmo que continue a não querer acreditar nisto.
Hoje, o Ministro das Finanças voltou a chamar-me a esta realidade. A troika não esquece nem perdoa. Pedimos esmola, logo, não temos vontade própria. Servimos para tudo, até para concretizar a experiência da Taxa Social Única.
Não há luz ao fundo do túnel. Há é que dar mais do nosso (pouco) dinheiro para pagar as dívidas. É tudo uma questão de contabilidade. É tudo uma questão de ir buscar dinheiro onde ele está mais à mão, ao "mexilhão". Nós, aqueles que trabalhamos, é que somos o défice!
Cada vez que um governante fala, ficamos mais deprimidos. A angústia do conseguir chegar ao fim do mês atormenta os nossos pensamentos. E os nossos filhos, que vai ser deles?
Como sportinguista, a esperança é coisa que nunca perco. Como português parece que já nem isso me resta.

Por coerência, devo dizer que valorizo o modo como Vitor Gaspar nos transmite estas coisas. Posso não concordar nada com o que ele está a fazer, mas reconheço-lhe o mérito da verdade e da frontalidade. Podem dizer que ele não anunciou o que queríamos ouvir. Podem dizer que ele nos deu mais do mesmo, e é verdade. Mas o facto é que o fez de um modo totalmente diferente daquilo a que assistimos na passada sexta-feira com o Primeiro Ministro. E isto, não sendo motivo para o mínimo de consolação, deve ser sublinhado.

No resto, o que fica é mais austeridade. Pelo meio, algumas medidas para tentar apaziguar a questão da equidade. Mas essas medidas são trocos nos mais de não-sei-quantos mil milhões de euros que ele tem que garantir. E esse dinheiro vai, mais uma vez, sair dos nossos bolsos sem até que lá tenha entrado alguma vez.

Nota: Se ainda não estão deprimidos o suficiente podem ler AQUI um resumo das medidas anunciadas pelo Ministro.

Sem comentários: