quinta-feira, 18 de julho de 2013

Comentário à prova de exame nacional de Matemática A (635) - 2013 - 2ª Fase

A prova mantém as características da sua homóloga da 1ª Fase, quer em termos do grau de dificuldade, quer no seu tamanho face ao tempo disponível para a sua realização.

Refiro os seguintes aspectos, em particular:
  • A presença da redução ao 1º quadrante em dois itens (1.1. e 7.1.). Isto implica que a ausência do conhecimento deste processo da trigonometria compromete a resolução não de um mas de dois itens.
  • A trigonometria aparece num leque mais alargado de itens. Sabemos, pela experiência, que este tema não é da preferência da maioria dos alunos.
  • A colocação como último item da prova de um exercício de aplicação directa de conhecimentos. Não havendo lei que o proíba, considero-o, no entanto, desaconselhável.
  • A similitude do item da utilização da calculadora com o item homólogo da 1ª Fase.
  • A insistência em exercícios de levantamento de indeterminações e cálculo de limites, em particular, aqueles que envolvem substituição de variáveis. 
Perspectivam-se, novamente, fracos resultados!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não consegue colocar aqui a sua correção? Ficaria mesmo agredecido.

Essas reduções ao primeiro quadrante é mesmo algo para pôr na calculadora e aplicar, quase como ter os valores de angulos pi/3 pi/4 e pi/6 . Se não for assim, é mais demorado e propício a erros, de facto.

O que me faz mesmo confusão neste exame é a 3.2, a composição. Parece o exercício mais fácil do mundo, de suspirar de alívio, por não ter de calcular nada, já nos dão as soluções e é "só" explicar. Mas é traiçoeiro. Neste momento não faço ideia de conseguia explicar bem qualquer um dois 4 ou 5 pontos que têm nos critérios. E é a tal questão: quando a esmola é grande, o pobre desconfia.

mesjag disse...

"tenho uma dúvida...
no exercício 1.2)
temos icos(π/2 - α) que é equivalente a isen(α) que por sua vez é equivalente a isen(π - α)

Teremos então:
(cos (π - α)+ isen(π - α))/ cis(α)=

cis(π - α)/cis(α) = cis(π - 2α)

Estou a cometer algum erro? é que nos critérios não está assim :S"

É uma resolução possível para o exercício. Aliás é esta a resolução da APM para este item.