segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ora aí está um novo programa de Matemática A!

Tomem lá um programa(ão), já feitinho pois não quero saber de consultas prévias.

A leitura que fiz foi em diagonal. É para entrar em vigor a partir de 2015/16 e a coisa cheira a muita Matemática pura e dura. Lógica, teoria de conjuntos, integrais, osciladores, majorantes e minorantes, indução, Rolle, Cauchy, Lagrange e Weierstrass, só para referir alguns. Tudo e mais alguma coisa com metas e mais metas a acompanhar. Pouco lá deve faltar. Os professores dos primeiros anos das faculdades pouco mais terão de dar.

Ao olhar para aquilo não consegui deixar de pensar que estava a reviver os meus três anos de ensino secundário na disciplina de Matemática. É tudo muito parecido com o que estava nos meus livros de então. Estou a falar dos anos 80. Sim, aqueles que tiveram também o melhor pop/rock e que foi quando entramos na CEE. Afinal até terá sentido voltar atrás cerca de 35 anos, pois em 2015 estaremos tão pobres como em 1980.

Mas não é bem igual. Ainda conseguiram fazer melhor.
Pensei que estavam a passar do 8 ao 80, mais uma vez.
Mas não, pois este novo programa já não vai ser para todos. Nessa altura o Ensino Público será residual e estará confinado apenas aqueles que seguirão "outras vias de ensino".
Este programa é para uma elite.

Mas não é tudo más notícias. Parece que já não vai ser preciso a calculadora gráfica para os exames!
A disciplina de Matemática A vai ser ainda mais "um bicho de sete cabeças" mas, pelo menos, já não se obriga os rapazes a gastarem dinheiro na calculadora.
Não sei é se a CASIO e a TEXAS vão gostar disto! 

1 comentário:

Point du Lac disse...

http://www.esquerda.net/artigo/os-fascinantes-segredos-matem%C3%A1ticos-escondidos-nos-%E2%80%9Csimpsons%E2%80%9D/30076